Roteiro de Experimentação
Adaptado do Caderno do Aluno-Volume 2 / Biologia-2ª Série EM
RESUMO
Esta atividade consiste em uma simulação da
meiose, com ênfase nos seus aspectos mais relevantes
relacionados à hereditariedade. Ela pode ser usada como
uma introdução ou como um exercício para destacar o
paralelismo existente entre o comportamento dos cromossomos na gametogênese e o dos genes na transmissão
das características hereditárias; em suma, para compreender as relações entre a meiose e as leis de Mendel.
O público-alvo é formado pelos alunos do ensino
médio e de cursos de graduação em Ciências Biológicas
e áreas correlatas.
OBJETIVO
Destacar os eventos da meiose mais significantes
relacionados à transmissão das características hereditárias,
tais como: a) emparelhamento e segregação (separação)
dos cromossomos de origem materna e paterna que formam cada par de cromossomos homólogos; b) segregação
independente dos cromossomos não homólogos; c) paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose
e a segregação dos alelos de um mesmo gene e daqueles
de genes localizados em cromossomos não homólogos.
Fonte do texto:http://geneticanaescola.com.br/wp-home/wp-content/uploads/2012/10/Genetica-na-Escola-61-Artigo-08.pdf
Materiais utilizados no experimento
- 1 folha de papel cartolina
- 6 bastões de massa de modelar de diferentes cores
- 2 percevejos etiquetados com a letra A
- 2 percevejos etiquetados com a letra a
- 2 percevejos etiquetados com a letra B
- 2 percevejos etiquetados com a letra b
Situação 1:
célula com um par de cromossomos, heterozigótica, para um gene (Aa)
Passo 1:
. Desenhe um
circulo em um papel, representando os limites da célula que sofrera meiose.
Lembre – se de que a membrana do núcleo se desfaz quando a célula entra em
divisão.
Passo 2:
. Faça dois rolinhos de massa de modelar, de cores
diferentes, com cerca de 5 cm de comprimento e 0,5 de diâmetro representando o
cromossomo de origem materna e o cromossomo de origem paterna.
Passo 3:
. Aplique nos bastões de massa os pinos plástico
marcados com as letras A e a, representando os alelos do gene em questão.
Passo 4 e 5:
. Duplique
os cromossomos materno e paterno, fazendo, com a massa de modelar dois novos
rolinhos, utilizando a cor correspondente a cada um.
Passo 6:
. Coloque o
alelo correspondente nas novas cromátides formadas.
Passo 7:
. Com os
bastões de massa representando os cromossomos duplicados, simule:
a) O emparelhamento
dos cromossomos homólogos;
b) A
primeira divisão da meiose;
c) A segunda
divisão da meiose;
Lembre – se: o material genético (DNA) duplica – se antes do
processo de meiose propriamente dito, durante a interfase.
Trabalho de Mendel
Fonte: Adaptado do Caderno do Aluno – Biologia/ 2ª Série Ensino Médio-Volume 2
Fonte: Adaptado do Caderno do Aluno – Biologia/ 2ª Série Ensino Médio-Volume 2
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