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Roteiro de Experimentação


Adaptado do Caderno do Aluno-Volume 2 / Biologia-2ª Série EM

RESUMO
Esta atividade consiste em uma simulação da
meiose, com ênfase nos seus aspectos mais relevantes 
relacionados à hereditariedade. Ela pode ser usada como 
uma introdução ou como um exercício para destacar o 
paralelismo existente entre o comportamento dos cromossomos na gametogênese e o dos genes na transmissão 
das características hereditárias; em suma, para compreender as relações entre a meiose e as leis de Mendel.
O público-alvo é formado pelos alunos do ensino 
médio e de cursos de graduação em Ciências Biológicas 
e áreas correlatas.
OBJETIVO
Destacar os eventos da meiose mais significantes 
relacionados à transmissão das características hereditárias, 
tais como: a) emparelhamento e segregação (separação) 
dos cromossomos de origem materna e paterna que formam cada par de cromossomos homólogos; b) segregação 
independente dos cromossomos não homólogos; c) paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose 
e a segregação dos alelos de um mesmo gene e daqueles

de genes localizados em cromossomos não homólogos.

Fonte do texto:http://geneticanaescola.com.br/wp-home/wp-content/uploads/2012/10/Genetica-na-Escola-61-Artigo-08.pdf


Materiais utilizados no experimento
  • 1 folha de papel cartolina 
  • 6 bastões de massa de modelar de diferentes cores
  • 2 percevejos etiquetados com a letra A
  • 2 percevejos etiquetados com a letra a 
  • 2 percevejos etiquetados com a letra B
  • 2 percevejos etiquetados com a letra b



Situação 1: célula com um par de cromossomos, heterozigótica, para um gene (Aa)


Passo 1:

. Desenhe um circulo em um papel, representando os limites da célula que sofrera meiose. Lembre – se de que a membrana do núcleo se desfaz quando a célula entra em divisão.  

















Passo 2:

. Faça dois rolinhos de massa de modelar, de cores diferentes, com cerca de 5 cm de comprimento e 0,5 de diâmetro  representando o cromossomo de origem materna e o cromossomo de origem paterna.

Passo 3:
. Aplique nos bastões de massa os pinos plástico marcados com as letras A e a, representando os alelos do gene em questão.

Passo 4 e 5:

. Duplique os cromossomos materno e paterno, fazendo, com a massa de modelar dois novos rolinhos, utilizando a cor correspondente a cada um.




Passo 6:
. Coloque o alelo correspondente nas novas cromátides formadas.

Passo 7:
. Com os bastões de massa representando os cromossomos duplicados, simule:
a) O emparelhamento dos cromossomos homólogos;

b) A primeira divisão da meiose;

c) A segunda divisão da meiose;





Lembre – se: o material genético (DNA) duplica – se antes do processo de meiose propriamente dito, durante a interfase.




Trabalho de Mendel

 Fonte: Adaptado do Caderno do Aluno – Biologia/ 2ª Série Ensino Médio-Volume 2 






 Fonte: Adaptado do Caderno do Aluno – Biologia/ 2ª Série Ensino Médio-Volume 2 





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